Qual deve ser a 1ª cidade baiana com tarifa zero de ônibus?

Divulgação - Redes Sociais

O transporte público gratuito tem sido pauta em algumas cidades do Brasil, e Alagoinhas, sob a gestão do prefeito Gustavo Carmo (PSD), pode ser a primeira cidade da Bahia a implementar a tarifa zero nos ônibus municipais. O projeto, que já está em andamento, prevê a aquisição de 50 novos ônibus por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ao custo de R$ 35 milhões, ampliando a frota atual de 38 veículos.

A proposta, que depende da criação de um Fundo de Transporte aprovado pela Câmara Municipal, promete facilitar o acesso ao transporte público, especialmente para as populações mais vulneráveis. “É uma política pública que busca democratizar o transporte e melhorar a mobilidade urbana”, afirmou Hilton Ribeiro, secretário de Mobilidade e Ordem Pública de Alagoinhas.

Se implantado, o projeto pode servir de inspiração para cidades como Eunápolis. Mas como seria uma Eunápolis com ônibus de tarifa zero?

A gratuidade no transporte poderia trazer benefícios sociais e econômicos significativos. Além de melhorar a mobilidade urbana e reduzir o número de veículos particulares nas ruas, diminuindo congestionamentos e impactos ambientais, a tarifa zero poderia fortalecer o comércio local, ao permitir que mais pessoas se desloquem pela cidade, e até reduzir os custos do sistema de saúde ao diminuir acidentes de trânsito.

Contudo, a implantação de um programa tão ambicioso exige planejamento e fontes de financiamento sustentáveis. O exemplo de Alagoinhas mostra que, embora o caminho seja desafiador, é possível perseguir esse objetivo com foco e comprometimento político.

Eunápolis está pronta para debater e planejar um futuro com transporte público gratuito? Se o exemplo de Alagoinhas prosperar, essa discussão pode ganhar força também em nossa cidade.

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