Foragido por estupro de vulnerável é capturado com uso de reconhecimento facial

Um homem foragido da Justiça, acusado de estupro de vulnerável, foi identificado e preso na cidade de Jaguaripe, no baixo sul da Bahia, graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Mesmo usando uma peruca na tentativa de disfarçar sua aparência, o suspeito foi localizado durante a tradicional Festa dos Navegantes.

De acordo com a SSP-BA, o homem, cuja identidade não foi divulgada, era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Nazaré, e estava inserido no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Plataforma de Observação Elevada (POE), equipamento utilizado pela SSP, indicou a presença do foragido no evento, possibilitando a ação das equipes da Polícia Militar.

Após a abordagem, o suspeito foi levado à Delegacia Territorial de Jaguaripe, onde teve sua prisão formalizada. Ele passou por audiência de custódia na quarta-feira (29) e teve a prisão preventiva decretada. A SSP-BA, no entanto, não divulgou detalhes específicos sobre o crime que motivou a ordem de captura.

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA tem mostrado eficácia no combate à criminalidade. Em 2024, a ferramenta resultou na captura de 1.132 foragidos. Já em janeiro de 2025, apenas nos primeiros 28 dias do ano, 187 procurados foram identificados e presos graças à tecnologia.

Compartilhe