O vereador Ryan Costa ( Podemos) levantou questões sobre mudanças abruptas na cidade sem o diálogo necessário com todos os envolvidos.
Na opinião do parlamentar, novas rotinas implementadas pela atual gestão foram feitas de repente, sem negociação, e sem ouvir os interessados.
Sobre a mudança de horário nas repartições públicas, Ryan destaca a necessidade de estabelecer o diálogo prévio com as categorias dos servidores. Para ele, os representantes dos sindicatos deveriam ser chamados para chegar ao melhor entendimento, caso a caso. O governo municipal optou por baixar uma portaria sem “sentar na mesa para conversar”.
Uma lei municipal determina que em dias de sexta-feira e vésperas de feriados a jornada de trabalho encerre às 13 horas. Segundo o vereador, a legislação foi ignorada.
Ele também ressalta que a mudança ocasiona o congestionamento do trânsito nos horários de pico, já que a cidade agora tem o acréscimo dos servidores se deslocando no mesmo momento do comércio.
Além disso, ele destaca que os custos se elevarão. É mais despesa para o município com os órgãos abertos por um tempo maior, embora o atendimento tem que ser garantido em setores essenciais, o que ainda não está acontecendo plenamente, a exemplo das unidades de Saúde.
Mudanças no tráfego da Orla do Guaibim
O vereador levou à tribuna da Câmara as reclamações do trade turístico da Praia de Guaibim, que precisam ser consultados sobre qualquer alteração.
“A proibição do acesso de veículos em dias de domingo foi feita de forma precipitada, sem escutar os comeciantes, que agora sofrem prejuízos pela diminuição do movimento de clientes”, disse o vereador
Ryan denunciou que os veículos não tem onde estacionar, que o entorno da Orla está interditado por serviços de reparos e a dificuldade de achar vagas pode significar que os visitantes desistam de frequentar a praia.