16 de maio de 2025 10:50

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Justiça destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

A Justiça do Rio de Janeiro destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, 15 de maio de 2025. A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, encarregado de convocar novas eleições “o mais rápido possível” .

A destituição está relacionada a alegações de irregularidades no processo eleitoral da CBF. Especificamente, questiona-se a autenticidade da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes em um acordo que validou a eleição de Ednaldo. Laudos periciais indicam que a assinatura pode ter sido falsificada, o que comprometeria a legalidade do processo que reconduziu Ednaldo ao cargo .

Esta não é a primeira vez que Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF. Em dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já havia determinado sua saída, mas ele retornou ao cargo em janeiro de 2024 por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) .

A nova decisão reacende a crise institucional na CBF, especialmente em um momento delicado para o futebol brasileiro, com a recente contratação de Carlo Ancelotti como técnico da seleção nacional. A instabilidade na liderança da entidade pode impactar diretamente os preparativos para as próximas competições internacionais. 

PUBLICIDADE