Governo do Estado investe em educação e impulsiona geração de empregos com obras em toda a Bahia

Apenas nas obras de construção, reforma e ampliação na área de educação, executadas pela Conder, são mais de 6,5 mil empregos gerados

Em meio a um dos maiores ciclos de investimentos em infraestrutura educacional da história do estado, a Bahia não está apenas transformando suas escolas e espaços de ensino, mas também promovendo um importante impacto no mercado de trabalho. O amplo pacote de obras de construção, ampliação e modernização de unidades escolares do programa Construir para Educar, do Governo da Bahia, está contribuindo significativamente para a geração de empregos, diretos e indiretos, que movimentam a economia local. São 163 obras de construção, modernização e ampliação de unidades escolares em 81 municípios baianos, com investimento de R$ 2,5 bilhões, e mão de obra de 6.613 trabalhadores. 
                                                         
“O governo baiano colocou em prática, nos últimos anos, uma política ousada de renovação da rede estadual de ensino. São centenas de novas escolas, complexos esportivos, teatros, laboratórios, restaurantes e bibliotecas, além de projetos de modernização que envolvem desde grandes cidades como municípios pequenos, incluindo distritos e comunidades quilombolas. Com a combinação de obras modernas, planejamento robusto e ampliação dos investimentos, a Bahia transforma seus espaços de ensino e, ao mesmo tempo, impulsiona a economia das cidades abrangidas, mostrando como políticas públicas bem orientadas podem gerar desenvolvimento social e oportunidades reais para sua população”, avalia José Trindade, presidente da Conder.

Cada novo canteiro de obras significa não apenas melhores condições de ensino, mas também emprego imediato para centenas de profissionais. Pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores, pintores, auxiliares, técnicos de segurança, engenheiros e arquitetos são apenas parte da cadeia beneficiada diretamente pela execução desses projetos. O efeito se espalha ainda por fornecedores de materiais, empresas de transporte e serviços de alimentação.

O cronograma de execução definido pela Conder estima a entrega da maioria dessas obras até dezembro de 2025, o que deve manter o ritmo de geração de empregos nos próximos meses.

Compartilhe